A ansiedade de separação faz parte do desenvolvimento normal da criança, especialmente entre os 8 meses e os 2 anos de idade. Por volta dos 2 anos a criança desenvolve a permanência de objeto, o que significa que ela adquire a noção de que os pais continuam a existir mesmo estando fora do seu campo de visão. Desta forma, aos 2 anos as crianças começam a desenvolver confiança de que os pais vão regressar.
Com o início de um novo ano letivo, longos períodos de tempo em casa, ou mudanças de escola, é normal que surjam sentimentos de ansiedade nos pais e nas crianças. Esta ansiedade pode manifestar-se, sobretudo, no momento da separação, quando os pais deixam os filhos na creche/jardim de infância/escola. A ansiedade de separação faz parte do desenvolvimento!
Como se manifesta a ansiedade?
- Choro;
- Dores de cabeça e/ou de barriga;
- Dificuldades em dormir;
- Coração a bater muito depressa;
- Dor no peito;
Estes sintomas podem surgir quando a criança é deixada na creche, começa a escola, tem de ir dormir, muda de casa, dorme fora de casa (sem os pais), entre outros…
Quando é que a ansiedade de separação começa a ser preocupante?
Se o seu filho sente um mal-estar excessivo, para a idade de desenvolvimento, quando antecipa ou experiencia uma separação e…
- Não o quer deixar sair de casa, mesmo ficando com outras pessoas conhecidas;
- Não é capaz de passar noites em casa de um amigo ou de ir para campos de férias;
- É muito apegado a si ou exige demasiado contacto físico;
- Recusa-se a ir à escola;
- Tem dificuldades em dormir sozinho durante a noite;
- Liga-lhe constantemente quando estão separados;
- Sente-se mal por estar afastado de casa, mesmo estando consigo;
- Não consegue ir brincar com amigos a casa destes, mesmo que sejam vizinhos;
- Sente ansiedade por estar em casa sem si, mesmo durante o dia;
- Tem preocupações e/ou pesadelos acerca da separação ou de que algo de mau lhe
aconteça.
Poderemos estar perante uma Perturbação da Ansiedade de Separação.
Como posso fazer para ajudar o meu filho?
Ouça os sentimentos da criança e seja empático. Fale com ela sobre o que ela está a sentir e prepare-a para a nova situação.
Mantenha a calma. As crianças aprendem muito com o que observam nos adultos. Se mantiver a calma, vai transmitir uma maior segurança à criança.
Sempre que a deixar no Jardim-de-Infância ou outro lugar não desapareça de imediato, dê-lhe um beijinho ou um abraço de despedida, dizendo-lhe tranquilamente que voltará no final do dia.
Ensine estratégias de relaxamento simples, como técnicas de respiração profunda, contar até 10 ou pedir que ela imagine algo agradável ou se recorde de um momento bom. Isto ajuda a que a criança sinta que tem controlo sobre o seu corpo.
Deixe que a criança leve consigo um objeto que a faça lembrar a casa, ou com o qual ela tenha ligação.
Treine as situações de separação de uma forma gradual. Comece por uma separação pequena (ex. deixar a criança a brincar em casa de um vizinho durante meia hora) e, quando a criança se sentir confortável, alongar o tempo e depois a distância a que estão separados.
Reforço positivo: recompense a criança por cada esforço que faça no sentido de enfrentar uma situação de separação. Como posso fazer para ajudar o meu filho?
Referências:
American Psychiatric Association. (2014). Perturbações de Ansiedade. In Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (5th ed., pp. 225–230). Climepsi Editores.
Consolini, D. M. (2022, July 5). Ansiedade de separação e ansiedade perante estranhos. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Retrieved July 14, 2022, from https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/problemas-desa%C3%BAde-infantil/sintomas-em-beb%C3%AAs-ecrian%C3%A7as/ansiedade-de-separa%C3%A7%C3%A3o-eansiedade-perante-estranhos
Figueroa, A., Soutullo, C., Ono, Y., & Saito, K. (2012). Separation Anxiety [E-book]. In e-Textbook of Child and Adolescent Mental Health (Rey JM ed., pp. 1–24). International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions.