Santa Cecília

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Com a entrada da criança na creche, podem surgir algumas queixas a respeito de mordidelas. Seja a criança que morde ou a que é mordida, este é um tema que causa algum desconforto nos pais e nos educadores. Neste “Vamos falar de…” poderá encontrar uma possível explicação para este comportamento, assim como algumas recomendações para o minimizar.

Uma questão de desenvolvimento…!

As crianças, quanto mais pequenas são, maior dificuldade tem em expressar e regular as suas emoções. Neste sentido, o ato de morder pode ser uma forma da criança manifestar raiva, ansiedade, frustração, descontentamento, ciúmes, etc… Também devemos ter em conta que, na creche, as crianças encontram-se num novo contexto, com novas pessoas. Isto pode causar alguma insegurança na criança e levar à adoção de comportamentos agressivos tais como morder objetos e/ou pessoas. Este comportamento agressivo pode também ter o objetivo de chamar a atenção dos adultos. Outro aspeto a considerar é que até aos 2 anos, aproximadamente, as crianças encontram-se na fase oral. Durante esta fase, as crianças exploram o mundo e obtêm satisfação através da boca, e por isso é frequente levarem objetos à boca. Dentro da fase oral existe a fase oral-sádico, em que a obtenção do prazer é feito através do ato de morder e mastigar. 

O que fazer para tentar reduzir este comportamento?

Evite brincadeiras com mordeduras, mesmo que sejam a fingir. As crianças imitam as brincadeiras em casa, porém não sabem fingir e por isso ao morder vão magoar e marcar os colegas. Se presenciar uma situação na qual a criança esteja a morder alguém, chame a atenção e explique porque é que aquele comportamento não pode acontecer. Mantenha a calma e não castigue a criança. O castigo apenas irá aumentar a frustração e potenciar a repetição do comportamento. Se a criança morder, não ria ou mostre que achou engraçado. Isto pode incentivar a criança a manter o comportamento. No caso de já ter ocorrido a mordedura, após explicar à criança que morder é errado, procure dar mais atenção à criança que foi mordida. Desta forma ensina à outra criança que morder não é uma forma aceitável de conseguir atenção. Procure identificar o que motivou a criança a morder. Se foi por não conseguir partilhar (por exemplo), tente estabelecer uma forma de dividir os objetos, ou tente que brinque cada um na sua vez. Embora faça parte do desenvolvimento, existem atitudes que os pais podem adotar para ajudar a criança.

Referências:

Clínica, R. P. (2020, July 20). Fase Oral: Significado em Freud e Psicologia. Psicanálise Clínica. Retrieved July 19, 2022, from https://www.psicanaliseclinica.com/fase-oral/

Lopes, M. (2019, May 14). Porque é que as crianças mordem? Bairrada da Informação. Retrieved July 19, 2022, from https://www.bairradainformacao.pt/2019/05/14/porque-eque-as-criancas-mordem/

Piazzaroli, R. F., & Fiamenghi-Jr, G. A. (2018). Why Do Children Bite Each Other? Observations in A Brazilian Nursery School. American Journal of Social Sciences and Humanities, 3(1), 48– 54. https://doi.org/10.20448/801.31.48.54 

Silveira, R. C. S. (2018). O PROFESSOR, A FAMÍLIA E O PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS. EDUCAÇÃO E CULTURA EM DEBATE, 4(1), 164-181.

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